Ajna Chakra: como harmonizar o Terceiro Olho

Cada chakra sustenta um potencial a ser despertado com uma qualidade específica para nossa jornada evolutiva e experiencial humana, que influencia e traz vida a um diferente aspecto do nosso ser, sintonizando-nos a um prisma frequencial para experienciarmos a nós mesmos, as relações entre nós e com o mundo. O quinto chakra, Ajna, é o centro de energia consciencial que nos conecta ao Sutil. Através desta energia frequencial, mergulhamos e desbravamos nossos mares profundos e expansivos.


Saiba mais sobre o chakra do Terceiro Olho:

Sentido: Intuição

Órgãos: Glândula hipófise e região frontal do cérebro

Localização: centro da cabeça, entre as sobrancelhas

Aspectos do Ser: Conhecimento interno, intuição, consciência

Motivação: Conhecer o desconhecido, espiritualizar a matéria

Funções: foco, claridade, projeção, observação

Propósito: Alcançar neutralidade, saber intuitivamente, criar o futuro

Desequilíbrio: confusão, intelectualização, paranóia, preso na mente dual, controle, manipulação, acredita somente no que vê, preso em fantasias e ilusões, ceticismo

Equilibrio: neutralidade, foco, visualização criativa, projeção, intuição, sensibilidade experiência além do tempo e espaço,percepção expandida, acredita no que sente.

Práticas: Meditação com foco no terceiro olho, entoação de mantras, auto-observação.

Auto-afirmação: Eu Sou, Tudo É.

Meditação: Sente- se em postura meditativa. Feche os olhos e foque no seu terceiro olho. Repita o mantra Wahe Guru mentalmente por 3 minutos. Após, silencie e mergulhe nos seus mares profundos e expansivos.

Aula de Kundalini Yoga para o Ajna Chakra

Preparamos uma aula de Kundalini Yoga especial para o Ajna Chakra. Esta série trabalha com nossas glândulas hipófise, pineal e tireoide, ativando então nosso sistema glandular para que este reconfigure tanto a harmonia do nosso corpo quanto da nossa mente. É um kriya que promove a expansão do terceiro olho e um espaço de muita conexão.

Os mantras que utilizamos são:

Wahe Guru

(O Êxtase na Sabedoria Indescritível)

Sa Ta Na Ma

(O Ciclo da Transformação)

Leia também:

Vishuddha Chakra: como harmonizar o chakra da garganta

Nossa visão sobre os sete chakras: guia completo para equilibrar o corpo e a mente

Drishti: foco do olhar interno

Dristi em sânscrito significa visão, é uma técnica para desenvolver uma intenção concentrada utilizado durante a prática de ásanas (posturas) e meditação, auxiliando na concentração e no direcionamento de uma energia específica. Através da ativação do nervo óptico, da ativação das glândulas hipófise e pineal, além de diferentes partes do sistema nervoso central, o foco do olhar pode proporcionar um mergulho mais profundo na prática yóguica, trazendo resultados mais efetivos nos efeitos da meditação como clareza mental, concentração e serenidade.

1. Foco no mento – O mento é um centro lunar. Quando focamos nosso olhar neste ponto, abrimos espaço para uma energia calma, estável, relaxante e reflexiva e intuitiva. Para praticar, você olhará com ambos os olhos fechados em direção ao mento e sentir a ponta do mento.

2. Foco na ponta do nariz - Também chamado de Nasagrai Drishti ou Agiaa Chakra Bandha, pois além de ser um drishti, é também um bhanda, uma trava que direciona o fluxo de energia. Estimula a glândula hipófise e pineal e o lobo frontal do cérebro, promovendo neuroplasticidade, através da ativação do nervo óptico. Este foco do olhar estabiliza e aprofunda o espaço meditativo. Para praticar, olhe com ambos parcialmente abertos os olhos para a ponta do nariz.

3. Foco no terceiro olho - Também chamado de Bhrumadhya Drishti ou Ajna chakra Drishti, estimula a hipófise, fortalecendo a intuição, a concentração e a expansão do estado meditativo. Para praticar, de olhos fechados e com as pálpebras relaxadas, olhe levemente para dentro e para cima entre as sobrancelhas.

4. Foco no topo da cabeça ou coroa- Também chamado de Sahasrara Dhisti.

Focar o olhar no chakra da coroa estimula a abertura do portal de conexão, ativando também a glândula pineal. Para praticar, de olhos fechados e com as pálpebras relaxadas, gire ambos os olhos para cima e sinta o topo da cabeça, a coroa.

Afirmações para cada chakra

Os Chakras são muito mais do que centros energéticos. São responsáveis pela sua jornada evolutiva, pois são campos perceptivos que funcionam como uma engrenagem, um sistema que capta, expande e sustenta a forma como você percebe, sente e vive o mundo.

Cada um deles sustenta um potencial a ser despertado com uma qualidade específica para nossa jornada evolutiva e experiencial humana. Isso influencia e traz vida a um diferente aspecto do nosso ser, sintonizando-nos a um prisma frequencial para experienciarmos a nós mesmos, as relações entre nós e o Todo.

Aqui listamos nossas autoafirmações para cada um dos sete chakras principais. Repita-as para equilibrá-los e torne este momento de conexão um hábito.

  • Eu me sinto seguro e presente no meu corpo

  • Eu me sinto livre para fluir e criar

  • Eu tenho confiança para me transformar

  • Eu me abro para a vida e me integro com a minha essência

  • Eu expresso com transparência o que sou

  • Eu me conecto à sutileza e à totalidade

  • Eu sou o amor universal

CONECTE-SE COM A MEDICINA DA CONSCIÊNCIA:


Instagram

LinkedIn

Youtube

Spotify