Qual é o seu altar interno hoje?
Dentro da nossa prática, compartilhamos com vocês a importância de estabelecermos um altar interno. Um espaço de guiança, que nos conduz sob a luz da sabedoria da nossa alma. Seja algo que queremos sustentar com uma força que nos ancora ou algo que queremos desenvolver mais, pois sabemos que este é um aprendizado na jornada de crescimento.
Uma palavra guia, como compaixão, amor, leveza, que se transforma numa presença que lhe traz claridade sobre você e sobre o que lhe é importante e tornando-se assim como um pilar sustentador de você ao longo do seu dia ou semana.
O convite é todo dia ao acordar escolha seu altar interno. Relembre-o ao longo do dia.
Você pode também sustentar um altar por uma semana ou um período maior, reforçando todo dia ao acordar o seu altar ou escolher a cada dia.
E então, qual será seu altar interno hoje?
Hoje eu coloco no meu altar interno: COMPAIXÃO
A compaixão guiará meu dia, minha mente e meu coração, aqui acendo esta vela.. Sustentarei uma presença e atitude compassiva na relação comigo mesmo, com o outro e com o todo, lembrando-me que a compaixão abre as portas e é elo que me conecta a tudo, é nessa comunhão que ela floresce como uma ação empática, cuidadosa e gentil.
“A compaixão é um verbo”
Thich Nhat Hanh
Hoje eu coloco no meu altar interno: CORAGEM
A coragem guiará meu dia, minha mente e meu coração, aqui acendo esta vela. Sustentarei uma presença e atitude corajosa na relação comigo mesmo, com o outro e com o todo, lembrando-me que através da minha vulnerabilidade descubro uma força para ser. Eu nasço com o potencial, mas é com a coragem que eu cresço.
“A coragem é a graça sob pressão.”
Ernest Hemingway
Hoje eu coloco no meu altar interno: AMOR
A verdade guiará meu dia, minha mente e meu coração, aqui acendo esta vela. Sustentarei uma presença e atitude amorosa na relação comigo mesmo, com o outro e com o todo, lembrando-me que nasci através do amor e portanto aqui em mim ele pulsa e sua força me transforma. E se não sabe como começar, escute seu coração, ele sabe o caminho.
“O Amor é a ponte entre você e tudo”
Rumi
Hoje eu coloco no meu altar interno: RESILIÊNCIA
A resiliência guiará meu dia, minha mente e meu coração, aqui acendo esta vela. Sustentarei uma presença e atitude resiliente na relação comigo mesmo, com o outro e com o todo, lembrando-me que posso aprender com os desafios e revelar mais sobre mim mesmo. A vida não me deforma, me ensina.
“Do sofrimento emergiram os espíritos mais fortes, as personalidades mais sólidas estão marcadas com cicatrizes.”
Khalil Gibran
Hoje eu coloco no meu altar interno: PACIÊNCIA
A paciência guiará meu dia, minha mente e meu coração, aqui acendo esta vela. Sustentarei uma presença e atitude paciente na relação comigo mesmo, com o outro e com o todo, lembrando-me que todos os maiores feitos requerem o tempo como uma de suas matérias-primas. Reconhecer a sabedoria do tempo me traz claridade.
“Os dois guerreiros mais poderosos são a paciência e o tempo.”
Leo Tolstoy
Hoje eu coloco no meu altar interno: AUTOCONFIANÇA
A confiança guiará meu dia, minha mente e meu coração, aqui acendo esta vela.. Sustentarei uma presença e atitude confiante, na relação comigo mesmo, com o outro e com o todo, lembrando-me que somente eu posso ser eu mesmo e todos os outros já foram ocupados. Eu confio em mim, nas minhas habilidades e na minha abertura para aprender.
“Ninguém pode fazer você se sentir inferior sem o seu consentimento.” - Eleanor Roosevelt
Hoje eu coloco no meu altar interno: VERDADE
A verdade guiará meu dia, minha mente e meu coração, aqui acendo esta vela. Sustentarei uma presença verdadeira na relação comigo mesmo, com o outro e com o todo, lembrando-me que é através da transparência e clareza que ela se manifesta e que o que para mim é visto como verdade, não é necessariamente a visão do outro e por isso a verdade como sabedoria inclui em si empatia e respeito.
“Este mundo fantasma deu-lhe falsos sinais Mas você deixou a ilusão e viajou para a terra da verdade.”
Rumi
Hoje eu coloco no meu altar interno: LEVEZA
A leveza guiará meu dia, minha mente e meu coração, aqui acendo esta vela. Sustentarei uma presença leve na relação comigo mesmo, com o outro e com o todo, lembrando-me que se o pacote está pesado posso soltar, desapegar, compartilhar ou pedir uma ajuda. Posso escolher ter um dia leve não pelo que está acontecendo comigo, mas como estou escolhendo ver o que está acontecendo comigo.
“Só há peso naquilo que eu carrego.”
Simrat
Ancorou o seu altar interno?
Que esta presença lhe guie e abra caminhos para que através dos aprendizados e reconhecimentos você seja VOCÊ.
Leia também: Benefícios do silêncio para a saúde física e mental
Os rituais do bem viver
Como podemos habitar nossa presença ao longo do dia:
Ritual do amanhecer
- Antes de realizar as suas tarefas de modo automático, afirme para você que está acordado e que um novo dia está começando.
- Feche os olhos e faça cinco ciclos de respiração lenta e profunda.
- Alongue os braços atrás da cabeça e, depois, gire o tronco lateralmente.
- Estabeleça um altar interno, intencionando para si qual é o espaço que você deseja habitar neste dia e o que lhe âncora neste espaço.
Ritual do anoitecer
- Antes de deitar, coloque no papel todas as demandas que você precisa resolver e os pensamentos que estão ruminando.
- Silencie o seu celular.
- Faça algo relaxante, como preparar um chá de ervas, tomar um banho morno, ouvir a frequência de Solfeggio ou usar a aromaterapia.
- Deite-se e faça cinco ciclos de respiração lenta e profunda, subindo o abdômen ao inspirar e baixando-o ao exalar.
Para sentir as mudanças, é preciso constância. Experimente fazer esses rituais por 21 dias!