Expanda sua confiança com 3 posturas do Yoga para abrir o coração

Com o uso constante do celular e computador, nossa postura é muito afetada e as dores nas costas e pescoço começam a aparecer. Mas você sabia que a tendência de deixar o peito fechado também pode trazer a sensação de retração e desconfiança? Por isso, aprenda aqui X posturas do Yoga para abrir seu peito e o seu coração.

Precisamos entender que a postura do nosso corpo não é só física, mas também psicoemocional. Muitas vezes, a forma como o corpo está reflete como estou me sentindo. Se o corpo emocional está fechado, o corpo físico entende que também precisa se fechar para se proteger. 

Se você se interessa por este assunto, mergulhe no artigo: Visão sistêmica do ser: somos doentes, mas não doenças

“As posturas da nossa atualidade nos levam a fechar o coração. Estamos o tempo todo nos curvando, criando um mundinho onde entramos e ficamos sós. Não abrimos o coração para a vida, para a entrega, a confiança”, explica Simrat - Dra. Carol Presotto, idealizadora da Medicina da Consciência. 

Aprenda agora três posturas para abertura do peito:

Ushtrasana, postura do camelo

As posturas de Yoga para expansão da caixa torácica ajudam a abrir o coração.

Ajoelhe-se no chão, colocando os joelhos e os pés  alinhados com o quadril.  Coloque as mãos atrás da cintura.  Na inspiração, alongue a frente do corpo para cima; na expiração rode os ombros e incline-se para trás, levando as o quadril à frente e levante o queixo, olhando para cima.  

Pode experimentar levar primeiro a mão direita ao calcanhar direito, e depois a mão esquerda ao pé esquerdo. Se for preciso, pode dobrar os dedos dos pés para baixo para elevar os calcanhares. Mantenha a postura enquanto se sentir cômodo.

Para sair da postura, volte a colocar as mãos na posição inicial uma a uma. Ao inspirar, alinhe o corpo, pouco a pouco, levantando por último a cabeça. Sente-se nos calcanhares, incline-se à frente, colocando a testa no tapete, estendendo os braços e relaxando.

Dica: não force sua região lombar, comece aos poucos. Lembre-se que quem guia esta postura é o seu coração que se abre para o céu.

Bhujangasana, postura da cobra

Postura da cobra kundalini yoga com Simrat

É importante seguir a sua respiração. Lembre-se que o corpo segue a mente e a mente segue a respiração.

Deite-se de bruços, deixando as pernas estendidas e o peito dos pés no chão. Então, é a hora de erguer o tronco, apontando o queixo e o peito para frente, mas mantendo o abdômen firme no chão.

Afaste os ombros das orelhas e certifique-se que seu coração está aberto para o céu e não sua lombar que está forçada para frente. Uma variação desta postura, é manter seus cotovelos no chão abaixo dos ombros e abrir seu coração.

Não esqueça que o que sustenta sua postura, principalmente na cobra, é o seu ponto do umbigo e não sua coluna lombar. Mantenha com consciência esse ponto ativado. 

Parivrtta sukhasana, postura da torção sentado

Gire o tronco sem baixar os braços

Sente em postura fácil com a coluna alinhada. Traga seus cotovelos dobrados na altura e na mesma linha dos ombros.

Sem mover os braços, gire o tronco a partir da cintura para a esquerda inspirando e para a direita expirando. A cabeça acompanha o movimento do tronco. Continue por 1 a 3 minutos. ⠀

E para finalizar: inspire no centro, sustente a postura e a respiração por alguns instantes e expire.



Qual é a importância de abrir o peito e o coração?


Somos seres integrados e integrais. Tudo que acontece nos campos espiritual, mental, energético e emocional também reflete no campo corporal. 

“Coração aberto é um coração entregue, que se comunica com o todo, que recebe carinho, toque, não se considerando merecedor. Isso mostra o quanto o corpo das pessoas está fechado”, pontua Simrat. 

As posturas que ensinamos para abrir o peito estão diretamente ligadas ao chakra do coração, Anahata, que é o seu centro energético de amor e responsável pelo seu senso de carinho e compaixão. Quando seu chakra do coração está aberto e a energia flui livremente, você pensa e age com amor. Você ama os outros. Você se ama. Você dá amor. Você recebe amor.


Chakra Cardíaco: as representações do amor


Localizado no plexo cardíaco, o símbolo Anahata Chakra é composto de dois triângulos sobrepostos. Um voltado para baixo, denotando o terreno e os chakras inferiores; e o outro para cima, representando o universal e o chakras superiores. É circundado por 12 pétalas de lótus distintas, cada uma delas representando uma virtude: graça, paz, harmonia, amor, compreensão, empatia, claridade, pureza, unidade, compaixão, gentileza e perdão.  

O Anahata expressa o amor. Ao expandirmos esse chakra, exploramos esses 12 modos de manifestar esse amor. O amor é uma vibração universal harmônica, muito além da imagem do amor romântico que foi preconizada por tanto tempo. O amor está em tudo, está em nós. 

Através do conhecimento embutido em cada pétala, podemos nos tornar mais conscientes das vibrações que resultam dos nossos pensamentos, sentimentos e emoções. Já parou para pensar nas formas que você irradia amor em sua vida? 


Leia também:

Dicionário de energia: conheça os principais conceitos energéticos do Yoga

Breathwork: a terapia da respiração consciente

Alquimia mental: 8 elementos para reprogramar os pensamentos


Com amor,

Medicina da Consciência 


Conecte-se com a Medicina da Consciência:

Instagram

LinkedIn

Youtube

Spotify