Meditação do Sentir: uma experiência para se reconectar ao seu sistema sensitivo-sensorial
Meditação é tudo igual? Não é não! Acreditamos que meditar é uma experiência transformadora e, por isso, desenvolvemos uma abordagem única que permite um intenso aprendizado ao se aprofundar na prática meditativa: a Meditação do Sentir.
Aliada à respiração consciente, a Meditação do Sentir proporciona saltos de consciência que podem trazer reconhecimentos do seu padrão de ação, possibilitando profundas mudanças de vida em curto período de tempo.
O que propomos com a Meditação do Sentir, idealizada pela Simrat - Dra. Carol Presotto, é nos religarmos ao sistema sensitivo-sensorial. É por meio do reconhecimento da sutileza que abrimos mais espaços dentro de nós para nos enxergarmos inteiros e integrados. A integração vem a partir disso: enquanto eu não me abrir para o sutil, seguirei me vendo de forma separada.
Este é um convite para que escute o que seu corpo fala e mergulhe no que seu corpo sente. Sustente esse espaço de conexão, escuta e reconhecimento das informações que seu corpo carrega, pois é a partir dessa relação profunda que você pode gerar modificações sistemáticas que reverberam em você e ao seu redor.
Meditação do Sentir e a saúde mental
Ansiedade, angústia, medo, estresse, depressão. Sintomas de uma mente não saudável.
A saúde mental contempla, dentre tantos fatores, a nossa capacidade de sensação de bem-estar e harmonia, a nossa habilidade em manejar as adversidades e conflitos, o reconhecimento e respeito dos nossos limites e nossa satisfação em viver, compartilhar e se relacionar com os outros.
É possível existir saúde sem saúde mental? Somos seres integrados e indivisíveis. Saúde é harmonia, integração e bem-estar. Então para termos saúde é necessário estarmos em harmonia em todos os aspectos do nosso ser de corpo, mente e em alma.
Sabemos há muito tempo que temos um corpo, o estudamos para desbravar nossa engenharia corporal. E a nossa mente? Há pouquíssimos anos, a ciência começou a desbravar a nossa mente, ainda não sabe como ela funciona exatamente, tentou encaixar a mente no cérebro e não funcionou.
Cada vez mais evidências científicas mostram que a mente vai muito além do funcionamento físico do cérebro. Daniel Siegel, psiquiatra da UCLA, juntamente com 40 cientistas tentaram trazer uma definição da mente: “o emergente processo de auto-organização, tanto corporificado quanto relacional, que regula o fluxo de energia e informação dentro e entre nós.”
A ciência ainda busca entender. Já os saberes milenares, não abriram cérebros, nem analisaram as ondas mentais, mas nos ensinaram a experienciar e cuidar da nossa mente para uma vida saudável. Eles nos dizem que temos uma mente e não somos a nossa mente. Também nos ensinaram a cultivarmos uma percepção ampliada e desidentificada, com presença e consciência, e nos trouxeram uma ferramenta poderosa para a saúde mental: a meditação.
A Medicina da Consciência reconhece que não há saúde sem consciência e não há consciência sem expansão e equilíbrio mental. Nosso convite é para que cultive sua saúde de forma sistêmica, olhe para sua mente.
É aqui que tudo começa, se aqui está nebuloso, a vida está nebulosa. A mente é o campo através do qual percebemos a vida e nos relacionamos com nós mesmos, com o outro e com todo. É através dela que você experiencia a vida.
Experimente algumas experiências com a Meditação do Sentir:
Meditação Kirtan Kriya para quebrar padrões e gerar novos hábitos
Meditação Guiada Reescreva Seu Destino
Para além de um corpo, somos energia
Conseguimos nos reconhecer corpo, porque vemos nosso corpo. Mas só conseguiremos nos reconhecer energia quando nos permitirmos sentir, pois energia é vibração, só pode ser sentida.
Nós somos um campo vibracional e nos relacionamos dessa forma, através e com o campo do outro. Sempre que nos encontramos com alguém ou estamos em algum ambiente, trocamos vibrações com outras pessoas e espaços e isso gera impacto em nós e no outro.
Por isso é fundamental cultivarmos a percepção ao nosso sentir, assim somos capazes de identificar esses impactos e harmonizar nosso próprio campo vibracional, enquanto cuidamos também do impacto que geramos no outro.
Meditação e pranayamas são ferramentas muito importantes nesse processo, pois trabalham nosso prana, a energia vital que circula em nós e em tudo que existe e portanto, é o que sustenta a alma na matéria. É nesse entrelace que habita a consciência, por isso convidamos você a cuidar da harmonia do seu corpo e da sua energia, se reconectando com seu sentir.
Leia também:
Visão sistêmica do ser: somos doentes, mas não doenças
Dicionário de energia: conheça os principais conceitos energéticos do Yoga
Com amor,⠀
Medicina da Consciência