Nossa visão sobre os sete chakras: guia completo para equilibrar o corpo e a mente
Conhecer os chakras é como mergulhar num oceano: por mais que você vá fundo, sempre há mais para se explorar. Mas o que você já ouviu falar sobre os chakras? Acha que eles são apenas centros de energias?
Os chakras são muito mais do que centros energéticos. Eles são responsáveis pela sua jornada evolutiva, pois são campos perceptivos que funcionam como uma engrenagem, um sistema que capta, expande e sustenta a forma como você percebe, sente e vive o mundo.
Cada um deles sustenta um potencial a ser despertado com uma qualidade específica para nossa jornada evolutiva e experiencial humana, que influencia e traz vida a um diferente aspecto do nosso ser. Isso nos permite nos sintonizarmos a um prisma frequencial para experienciarmos a nós mesmos, as relações entre nós e com o mundo.
Leia também: Dicionário de energia: conheça os principais conceitos energéticos do Yoga
Chakras e o fluxo da vida
Todos os seres vivos têm uma configuração energética para a circulação da energia vital. A nossa engenharia interna possui centros organizacionais de energia que chamamos de chakras e, de forma interdependente e interrelacionada, eles sustentam, qualificam, recebem, expandem, coordenam e integram o fluxo de energia no nosso sistema holístico corpo-mente-alma.
A palavra chakra deriva do sânscrito e significa roda ou círculo em movimento. Temos sete vórtices energéticos principais e, através da interação dos chakras, criamos a aura, um campo de força eletromagnética dentro e ao redor de cada forma de vida.
Cada chakra se relaciona a uma glândula e a um complexo de nervos, permitindo a integração da nossa essência com a experiência, traduzindo do campo energético para o corpo/mente e deste para o campo energético.
Se você se interessa por este assunto, mergulhe no artigo: Visão sistêmica do ser: somos doentes, mas não doenças
A natureza da energia é fluir e para isso é necessário que os caminhos estejam abertos. Conhecer sua configuração energética e expandi-la é parte do nosso processo evolutivo de Consciência.
Muladhara – Primeiro Chakra
Centro de energia consciencial que me conecta com a Terra. Através desta energia frequencial mais densa, tenho o solo e a estabilidade para começar a andar na experiência da vida.
Elemento: Terra
Sentido: Olfato
Localização: Base da coluna, períneo
Sobrevivência, estabilidade, segurança
Swadisthana - Segundo Chakra
Centro de energia consciencial que me conecta com a água. Através desta energia frequencial, começo a me mover, fluir, desejar, criar, sentir e me relacionar com a experiência da vida.
Elemento: Água
Sentido: Paladar
Localização: Região sacral
Movimento, fluxo, criatividade, relacionamento
Manipura - Terceiro Chakra
Centro de energia consciencial que me conecta com o fogo. Através desta energia frequencial, me autoafirmo, reconheço que eu sou, ajo e me transformo.
Elemento: Fogo
Sentido: Visão
Localização: Atrás da região do umbigo
Ação, transformação, presença, vitalidade
Anahata - Quarto Chakra
Centro de energia consciencial que me conecta ao Ar e me expande, Através desta energia frequencial, sou ponte entre o céu e a terra, sou humano que integra a consciência e a experiência com amor.
Localizado no plexo cardíaco, o símbolo Anahata Chakra é composto de dois triângulos sobrepostos. Um voltado para baixo, denotando o terreno e os chakras inferiores; e o outro para cima, representando o universal e o chakras superiores. É circundado por 12 pétalas de lótus distintas, cada uma delas representando uma virtude: graça, paz, harmonia, amor, compreensão, empatia, claridade, pureza, unidade, compaixão, gentileza e perdão.
Elemento: Ar
Sentido: Toque
Localização: Centro do tórax
Expandir, integrar, unir, amar, sentir
Visudha – Quinto Chakra
Centro de energia consciencial que me conecta com o Éter. Através desta energia frequencial, eu me expresso, eu vibro a minha essência com autenticidade e verdade. Visuddha significa “purifica o impuro”.
Elemento: Éter
Sentido: Audição
Localização: Região cervical/ garganta
Vibração, ressonância
Ajna – Sexto Chakra
Centro de energia consciencial que me conecta ao Sutil. Através desta energia frequencial, eu mergulho e desbravo meus mares profundos e expansivos. Conhecido como o chakra do terceiro olho.
Elemento: Luz
Sentido: Intuição
Localização: Centro da cabeça, entre as sobrancelhas
Conhecimento interno, intuição, consciência
Sahasrara - Sétimo Chakra
Centro consciencial que me integra sistemicamente com o todo. Em sânscrito, Sahasrara significa mil (em referência à lótus de mil pétalas). Também é chamado de chakra da coroa ou chakra coronário.
Elemento: Pensamento
Sentido: Conexão
Localização: Topo da cabeça
Silencioso, quieto, em graça, puro
Saiba mais sobre a visão da Medicina da Consciência:
Breathwork: a terapia da respiração consciente
Alquimia mental: 8 elementos para reprogramar os pensamentos
Aura, o campo magnético
Para algumas filosofias, a aura é considerada o oitavo chakra, por ser o campo de manifestação da energia dos sete chakras principais. Através da interação dos Chakras e dos Nadis, os canais sutis de circulação de energia, criamos um campo de força eletromagnética ao redor de cada forma de vida que chamamos de aura.
Como alinhar os chakras?
A evolução da consciência requer assumir responsabilidade sobre o desenvolvimento de nossa configuração energética individual. O caminho para equilibrar e alinhar nossos chakras ao longo da vida é um processo pessoal. Requer o desenvolvimento da atenção, presença e consciência sobre cada um dos nossos centros energéticos organizadores localizados ao longo de nossa coluna e que juntos formam uma rede que expressa e coordena nosso complexo mente/corpo/emoção/espírito.
Na Medicina da Consciência, oferecemos consultas para acessar seu potencial criativo, desconstruir velhos hábitos e abrir novos caminhos. Durante a consulta é realizado um alinhamento de chakras e a cura meditativa, que utiliza o silêncio profundo como espaço curativo e através da mente projetiva e do prana há uma ressintonização do campo eletromagnético da pessoa com o campo eletromagnético universal.
Você recebe uma orientação individualizada para sua transformação, através de rituais, práticas meditativas e respiratórias e, se necessário, uso de algum complemento natural para sua harmonia. Na consulta, também podem ser acessadas outras ferramentas integrativas, como ayurveda, cura quântica, medicina yóguica e naturopatia e fitoterapia.
Através de sua própria experiência e dos conhecimentos intuitivos adquiridos ao longo de sua jornada, a Simrat auxilia você na sua autocura para o reencontro com sua essência. Clique e saiba mais!
Com amor,
Medicina da Consciência