Retiro espiritual na Índia: viaje e descubra as cinco sabedorias milenares indianas
Já pensou em fazer um retiro espiritual? E se essa experiência fosse na Índia, um dos países mais espiritualizados do mundo? Este é o convite que temos para você: venha para o Retiro Índia - Atma Yatra da Medicina da Consciência.
Em sânscrito, Atma é alma, o imutável, o indivisível, a verdadeira natureza das coisas. Yatra é a peregrinação, a jornada. No primeiro retiro da Medicina da Consciência na Índia, você é convidado a se tornar um Yatri, um romeiro da jornada da sua alma. Você conhecerá os cinco tesouros da Índia: as filosofias milenares que expandem a consciência.
Quais são as cinco sabedorias milenares da Índia?
Na Índia, a mãe que acolhe o aprendiz espiritual para Ser, você mergulhará profundamente no hinduísmo, budismo, sufismo, jainismo e sikhismo. Através de experiências e vivências dentro de cada uma destas filosofias, você acessará sua alma, revelando seu próprio tesouro.
Aprenda mais sobre cada uma delas:
Hinduísmo
Uma das maiores religiões seguidas em toda a Índia, o hinduísmo também está entre as mais antigas do mundo. É conhecido como 'Sanatan Dharma' ou a religião eterna. Com milhares de templos, ashrams e locais sagrados, a proeminência do hinduísmo pode ser sentida em todos os cantos.
Os hindus acreditam nas doutrinas do samsara (o ciclo contínuo de vida, morte e reencarnação) e karma (a lei universal de causa e efeito). Um dos pensamentos-chave do hinduísmo é “atman”, ou a crença na alma. Essa filosofia sustenta que as criaturas vivas têm uma alma e todas fazem parte da alma suprema.
Budismo
Uma das principais religiões da Índia, o budismo é baseado nos ensinamentos de Buda ou Siddhartha Gautama, um príncipe da tribo Sakya. Diz-se que o jovem príncipe uma vez viu intenso sofrimento e decidiu deixar suas riquezas para buscar a verdade e a iluminação. Após vários anos de esforços infrutíferos, acredita-se que Buda tenha atingido o nirvana em Bodhgaya, em Bihar.
Hoje, esta pitoresca cidade ecoa com um ambiente tranquilo, sublinhado por intensa devoção. Pontilhado de mosteiros, este local de nascimento do budismo de 2.500 anos convida viajantes de todo o mundo a mergulhar em suas vibrações espirituais, refazer os passos de Buda e entender suas filosofias.
Sikhismo
É uma religião monoteísta fundada no fim do século XV. A palavra 'Sikh' se traduz em um discípulo e a religião do Sikhismo é baseada no caminho do discipulado. Este sistema de fé foi estabelecido por Guru Nanak.
O mais proeminente dos locais espirituais Sikh é o Templo Dourado ou Sri Harmandir Sahib, em Amritsar, Punjab. Ao ouvir as belas notas de gurbani (canções espirituais), a espiritualidade serena do templo acalma a alma.
Jainismo
Ao lado do hinduísmo e do budismo, é uma das religiões mais antigas da Índia. Sem um Deus como figura central, o Jainismo ensina que o universo é eterno e não possui criador.
A religião trilha o caminho de uma trajetória espiritual que permite que a alma fuja da influência do Karma.
Sufismo
Com base no Islã, o Sufismo é considerado uma corrente mística e contemplativa que teria surgido no século 7, entre alguns dos primeiros seguidores de Maomé.
O ascetismo – evitar o materialismo e os prazeres mundanos para se concentrar no crescimento espiritual – é um elemento-chave do Sufismo. Dentre as práticas, estão meditações e cantos para abrir as mentes e os corações, a fim de crescer espiritualmente.
Cidades do retiro espiritual na Índia
Nosso primeiro retiro na Índia acontecerá de 16 de fevereiro a 03 de março de 2023. Saiba mais e mande suas dúvidas para a gente!Confira as cidades que conheceremos durante a jornada espiritual:
Delhi
Os monumentos antigos se fundem sutilmente com um mundo cosmopolita e vibrante. Delhi, a capital da Índia, tem quase 1.000 anos de história e oferece um mosaico hipnotizante de experiências, tanto patrimoniais quanto contemporâneas.
Aqui vamos visitar o Templo de Lótus, o templo Jainista Shri Digambar, e depois faremos um passeio de rickshaw pelas estreitas ruas do mercado local da Velha Delhi. Também vamos ao mausoléu do Santo Sufi, Hazrat Nizamuddin.
Varanasi
Uma das habitações vivas mais antigas do mundo, a cidade sagrada de Varanasi (ou Benaras), aninhada às margens do sagrado rio Ganges, atrai peregrinos há séculos.
Aqui vamos caminhar pelos tradicionais Ghats (degraus) nas margens do rio Ganges. No entardecer, assistiremos uma cerimônia tradicional (Aarti) em devoção ao rio sagrado. Pela manhã, antes do raiar do dia, temos passeio de barco pelo Ganges para observar os templos e construções banhados pela luz do amanhecer e as pessoas começam sua rotina, fazendo suas oferendas, meditando e lavando roupas.
Também vamos à histórica e sagrada Sarnath – mencionado como Rishipatana na literatura budista. Por lá, vamos aproveitar a tranquilidade do Jardim da Sabedoria Espiritual para meditar. Também iremos visitar o Museu de Sarnath, que tem um importante acervo arqueológico da antiga cidade, e o Monastério Budista Thai.
Também participaremos das celebrações do Maha Shivaratri – a grande noite de Shiva! Ao contrário da maioria dos festivais hindus que são celebrados durante o dia, o Maha Shivaratri é festejado à noite, incluindo o “jaagaran”, uma vigília de orações como forma de “superar a escuridão e a ignorância”.
Rishikesh
Aninhada no sopé do Himalaia, Rishikesh é uma das cidades mais sagradas do norte da Índia. É o centro de sábios, praticantes de Yoga e peregrinos, que lotam os ghats (margens de um rio) e os templos.
Muitas vezes chamada de capital mundial da yoga, as tranquilas encostas arborizadas nos arredores da cidade estão repletas de ashrams (lugares de espiritualidade e meditação) e institutos de yoga.
Na cidade, saímos para caminhar pelas margens do rio Ganges com travessias pelas pontes Laxman Jhula e Ram Jhula. No caminho, faremos uma visita ao Ashram do Swami Sivananda – um dos maiores e mais respeitados da Índia. Também conheceremos o templo Kunjapuri Devi, localizado no alto de uma montanha e de onde é possível avistar a cordilheira do Himalaya. Depois de meditar e contemplar as montanhas, descemos caminhando até uma cachoeira próxima às margens do rio Ganges.
Também vamos conhecer a caverna onde meditou o Sábio Vasishta (Vashist Gufa), o Ashram do Maharishi Mahesh Yogui e o espaço holístico Kithi Hermitage, para vivenciar uma terapia de cura e Satsang com a Mestre Maya Gyaan.
Dharamsala
Situada no vale de Kangra, é cercada por uma floresta de majestosos cedros Deodar. É a cidade que abriga a residência oficial do Dalai Lama e de centenas de monges e famílias de exilados tibetanos.
Em Dharamsala, teremos meditação guiada no Centro Tushita de Estudos Budistas, vamos visitar o Monastério Budista Namgyal, caminhar pelas montanhas e vivenciar experiências de introspecção e autoconhecimento.
Amritsar
Fundada em 1577 pelo Guru Ram Das Ji, o quarto guru dos sikhes, e é também conhecida como Guru Di Nagri, significando “cidade do Guru”.
Além de conhecermos o Templo Dourado – o templo mais sagrado do Sikhismo, teremos um dia dedicado ao trabalho devocional.
Agra
A cidade do Taj Mahal, uma das sete maravilhas do mundo, é o destino turístico mais popular da Índia. Repleta de história, esta cidade antiga é pontilhada de monumentos, maravilhas arquitetônicas e jardins paisagísticos remanescentes do majestoso legado do reinado de Mughal.
Nos jardins do Taj Mahal, teremos um momento para relaxar e meditar. Também visitaremos o Forte de Agra.
Saiba mais sobre os nossos retiros:
Retiro Shakti: vivências meditativas na imensidão da Amazônia
Retiro Pulsar: Chapada dos Veadeiros
Retiro Atma Yatra: uma experiência de autocura criada pela Medicina da Consciência
A Simrat, Dra. Carol Presotto, idealizadora da Medicina da Consciência, irá conduzi-lo nesta jornada da alma. Médica, curadora, professora de Kundalini Yoga, palestrante e facilitadora de cursos, workshops e retiros para uma Nova Era. Tem a meditação profunda como principal ferramenta de cura e ensino, e o servir como seu propósito na transformação de cada Ser.
Foi às margens do rio Ganges que, há 8 anos, nasceu o nosso movimento. Durante uma meditação, Simrat recebeu a mensagem: “o que você veio trazer ao mundo se chama Medicina da Consciência”. Nesse momento de conexão, passado, presente e futuro se fundiram na expressão do seu ser em um único tempo: aqui e agora.
Neste retiro, volta à Índia para guiá-lo na peregrinação ao encontro transcendente com sua alma. Descortine os tesouros indianos – que não são os templos ou seus sabores, mas sim as consciências que ali se manifestaram.
O que você precisa saber antes de fazer um retiro na Índia
No Retiro da Medicina da Consciência, você não será um turista, mas sim um viajante da alma. Esta jornada não está centrada em visitar lugares turísticos ou fazer compras, mas no próprio processo de autodescoberta e florescimento do Ser.
Teremos a oportunidade de entrar no ritmo de vida local para poder assimilar os ensinamentos e fruir da cultura e do modo de vida dos yogis. Pede-se genuíno entusiasmo, vontade de mergulhar no autoconhecimento e espírito de aventura, bem como curiosidade e mente aberta para conhecer e conviver com as incríveis culturas da Índia.
Vestimentas:
Você será convidado a vestir roupas modestas quando estiver em áreas públicas, satsang e aulas de Yoga. Homens e mulheres devem usar roupas que cubram os ombros, barriga e panturrilhas. As mulheres devem ter o cuidado de cobrir o decote.
Alimentação e bebidas
Durante a viagem não será permitido o uso de tabaco, álcool, drogas e quaisquer substâncias ilegais e alimentos não vegetarianos. O uso de plásticos e produtos de polietileno também é estritamente proibido.
Documentos necessários
Vistos | Para os destinos deste roteiro, é obrigatório obter o visto de entrada para a Índia. Consulte o passo a passo no site do Consulado Geral da Índia.
Vacinas | É obrigatório ter o Comprovante Internacional de Vacinação de Febre Amarela e Covid-19 (para quem começa a viagem no Brasil). Emita seu Certificado Internacional de Vacinação aqui.
Auto-declaração online no portal da companhia aérea | É necessário preencher a auto-declaração no portal da companhia aérea, fazendo o upload do teste negativo do Covid-19 RT-PCR 72h antes do embarque.
Passaporte | Deve ter uma validade mínima de 6 meses, contados a partir da data de chegada no país, com mínimo de 3 folhas em branco lado a lado, para cada país.
Com amor,
Simrat e toda equipe da Medicina da Consciência
Leia também:
Ciência e Espiritualidade: Auto-compaixão e meditação podem gerar melhor saúde mental
Negar a espiritualidade é negar a sua própria essência