Saudação ao Sol: aprenda a praticá-la
A sequência de asanas conhecida como Sūryanamaskāra significa literalmente “saudação ao sol” (surya = sol, namaskara = saudação). Como exercício, a sequência tem o objetivo de tornar o corpo flexível, ágil, acordar a energia interna e despertar a Energia Kundalini.
Embora as origens da Saudação ao Sol sejam um mistério, essa sequência dinâmica de posturas se tornou popular e encontrou seu caminho para muitas linhas do Yoga. Seu reconhecimento pode ser atrelado a vários fatores, como:
1. Meditação dinâmica
Para muitas pessoas, focar sua atenção e mantê-la fixa por longos períodos é bastante difícil. No entanto, desenvolver ekagratha (unidirecionalidade da mente) é um pré-requisito importante no yoga.
A tendência natural do corpo e da mente é se mover, flutuar. Quando você fica parado em meditação, a transição pode ser desafiadora, porque seu corpo e mente não estão acostumados a ficar quietos, imóveis ou a observar todas as sensações, emoções e pensamentos sem preferência por nenhum.
Mover-se em uma sequência dinâmica ajuda a mente a se concentrar em uma única coisa – o movimento do corpo. Isso ajudará a aquietar a mente também.
2. Construir força física
Ao praticar exercícios físicos, você desenvolve força e resistência física. Esse condicionamento contribui para técnicas mais avançadas de asana, pranayama e, acima de tudo, meditação prolongada.
3. Expandindo a consciência e intensificando a energia
Ao praticar o Sūryanamaskāra, aprendemos a expandir nossa consciência do corpo e das energias que circulam nele.
Como praticar a Saudação ao Sol?
Leia também:
Kundalini Yoga: uma prática para expandir a consciência
Expanda sua confiança com 3 posturas do Yoga para abrir o coração