8 técnicas para lidar com a ansiedade
Você está passando por um estado ansioso? Sim, a ansiedade é um estado em que nos colocamos ao nos reconhecermos num outro tempo, um tempo acelerado, onde navegamos por criações ilusórias, pois não ainda não aconteceram, mas que existem na nossa mente e por isso são reais que somatizam em sintomas físicos como aperto no peito, respiração curta, suor e tensão. A sensação é que estamos perdendo o controle e entramos em descompasso. A dessintonia ao ritmo natural é tanta, que numa crise, não conseguimos nem reconhecer o que está acontecendo ao lado, fica tudo embaçado, como se você está num filme e é o único ator se movendo.
Dicas práticas para lidar com a ansiedade
O tempo acelerou em você, há um descompasso entre você e a vida e a sua mente quer controlar, fugindo do presente. Por reconhecermos que muitas vezes neste momento não sabemos o que fazer, criamos aqui um guia com oito práticas para lidar com a ansiedade e criar um novo ritmo, orientadas por Simrat - Dra. Carol Presotto:
1. Reconheça que está acelerado
Na ansiedade, o ritmo está acelerado, tudo está lá na frente, a busca se torna uma corrida e a vida ofegante. Saber que você está fora do ritmo é a primeira cifra para um novo tom
2. Sintonize num Tempo: Agora
Sua mente está ansiosa pois está buscando soluções, criando um castelo de ilusões para lidar com o que está acontecendo agora. Só há um tempo para mudar o presente, o Agora. Reconheça agora 3 coisas que você está escutando neste instante, concentre-se no agora.
3. Habite um espaço: Aqui
Lembre que toda pre-ocupação é um lugar em que você ainda não ocupou, mas está imaginando como seria ou o que poderia acontecer. Habite e sinta o seu corpo, sinta seus pés no chão.
4. Prolongue o respirar
A primeira reação na ansiedade é encurtar a respiração. Sintonize ao compasso de 9 respirações lentas e profundas, soltando o abdômen ao inspirar e preenchendo todo pulmão e solte o ar devagar até sentir o pulmão vazio.
5. Relaxe a musculatura
Todo o seu corpo agora responde à luta, todo seu sangue foi para os braços e pernas. Seu corpo está lhe protegendo com tensão. Solte as cordas, aprenda a relaxar os músculos tensos através da respiração. Comece com abdômen, coxas, ombros e mandíbulas.
6. Foque na calma
Escolha algo para concentrar, olhar ou escutar que lhe traga um novo ritmo mais calmo. Seja visualizar um lago, escutar um mantra ou um som relaxante ou algo ao seu redor que lhe conecte a um bem-estar, por exemplo alguém sorrindo.
7. Crie
A ansiedade é uma energia criativa, porém desordenada, que está criando para servir ao medo e a necessidade de controlar da mente e não a Você. Após essas cifras, crie agora um novo som sobre seu momento, escreva o que reconhece como gatilho e crie conscientemente soluções criativas para lidar com esse momento.
Se você se interessa pelo assunto, também pode gostar destes artigos:
Ciência e Espiritualidade: como a meditação muda o cérebro
Três estágios do estresse: estratégias para aumentar nossa resiliência em cada um deles
Dica bônus: Meditação guiada para equilíbrio do Sistema Nervoso
Essa meditação utiliza uma técnica de respiração em dez segmentos, proporcionando um profundo estado de relaxamento do sistema nervoso e da nossa mente.