Dicionário da mente e do corpo: saiba o que as doenças dizem sobre as nossas emoções
A Medicina do Sutil, uma proposta de ensino desenvolvida pela Medicina da Consciência, nos mostra que todas as emoções são sagradas e é preciso compreendê-las, elaborando o que elas lhe dizem e vendo como tudo reverbera em você.
Conectamos esses conhecimentos com o que a escritora Louise Hay nos ensina no livro “Cure o seu corpo”. Ao passar pelo diagnóstico e cura de um câncer, ela passou a estudar as sutilidades do corpo físico, relacionando emoções e comportamento humano a doenças ou desconfortos.
É comum suarmos quando estamos nervosos e, em algumas pessoas, também ocorre a diarreia e o vômito. Já outros seres costumam desenvolver alergias em situações de estresse. Ou seja: se estivermos atentos, somos capazes de perceber essa relação entre os sentimentos e as doenças.
Elencamos alguns dos conhecimentos para instigar você a observar o seu corpo, reconhecer as suas emoções e usar ferramentas da consciência para se equilibrar.
O que as doenças dizem sobre as nossas emoções
Desequilíbrios na garganta: associados ao medo das mudanças, dificuldade de falar o que pensa e frustração;
Desequilíbrios digestivos: estão relacionados à dificuldade de assumir novas ideias e experiências;
Doenças respiratórias: medo de viver a vida plenamente.
Doenças do fígado: acúmulo de raiva e rancor;
Gastrite: incerteza prolongada e sensação de fatalidade;
Dores na coluna: geralmente aparecem em pessoas que tendem a fazer tudo sozinhas.
Desequilíbrios nos rins: acúmulo de mágoas, tristeza e dor;
Este assunto é um oceano profundo e complexo. Nosso objetivo não é trazer diagnósticos, mas proporcionar compreensões sobre como as emoções se relacionam com o nosso corpo. Nosso dicionário não busca definições, mas expansões perceptivas de como nosso corpo e nossas emoções estão integradas.
Como seus órgãos respondem ao estresse
As respostas dos nossos órgãos são maneiras do nosso corpo nos dizer que estamos fora de sincronia. Se continuarmos ignorando o alarme e apenas “apertando o botão soneca”, criaremos graves desequilíbrios físicos e mentais a longo prazo.
Coração - fragmentar
Fígado - explodir
Baço - congelar
Pulmões - guardar
Rins - desligar
💚O "fragmentar" do coração pode ser uma sensação de cair aos pedaços, aperto ou uma palpitação.
💚A "explosão" do fígado é sinal de irritação e raiva.
💚O "desligamento" dos rins representa como a insegurança faz nos fecharmos em autopreservação.
💚 O "congelamento" do baço, causado por preocupação crônica e ansiedade, pode resultar em problemas digestivos.
💚O "guardar" dos pulmões é sinal da não-elaboração, como quando não vivemos o luto.
Todos estes verbos do dicionário do corpo humano podem levar à diminuição da nossa energia vital. Quando você experimentar essas respostas, pare um momento, reflita e adote ferramentas para regular e reequilibrar seu corpo em todos os níveis – físico, mental e espiritual.
O que é a medicina do sutil?
Nós somos energia, mas como podemos equilibrá-la? O prana é como um rio que corre pelo nosso corpo. Enquanto as veias permitem que o sangue corra pelo corpo físico, os nadis são o caminho energético pelo qual o prana é conduzido.
Para curar as dores, temos de reconhecer a existência das energias sutis que criam desequilíbrios e doenças, e temos de trabalhar com elas. A energia é como uma porta de entrada para os ajustes do nosso sistema corpo-mente-emoções.
Toda medicina é energética por essência, pois a matéria é feita de energia. Mas o que propomos na Medicina do Sutil, idealizada pela Medicina da Consciência, é nos religarmos ao sistema sensitivo-sensorial.
Por meio do reconhecimento da sutileza é que abrimos mais espaços dentro de nós para nos enxergarmos inteiros e integrados. A integração vem a partir disso: enquanto eu não me abrir para o sutil, seguirei me vendo de forma separada.
✨Escute o que seu corpo fala, mergulhe no que seu corpo sente. ✨Sustente esse espaço de conexão, escuta e reconhecimento das informações que seu corpo carrega, pois é a partir dessa relação profunda que você pode gerar modificações sistemáticas que reverberam em você e ao seu redor.