Meditação Guiada para Neutralizar a Tensão
Meditação para Neutralizar a Tensão: muitos acreditam que a tensão é já parte do seu dia a dia. Será que precisa ser assim? Quando estamos tensos, não relaxamos e, se não relaxamos, não expandimos.
Relaxar é chave para uma vida saudável. Hoje, realizaremos a Meditação para Neutralizar Completamente a Tensão. Esta prática equilibra o sistema glandular, acalma, relaxa e pode ser praticada antes de dormir ou quando se está num estado de ansiedade e estresse.
Durante esta meditação, também entoaremos o mantra Sat Nam, que significa “eu vibro a Verdade na minha Identidade”. Vamos relaxar?
Qual a diferença entre meditação e sustentação do campo meditativo?
É comum associar a meditação a estar sentado, de olhos fechados, em silêncio ou entoando algum mantra. Contudo, acessar e sustentar o campo meditativo vai bem além disso.
Ao trazer os sentidos para dentro, começamos a perceber uma sensação de que estamos em um espaço interno. Dentro desse espaço, eu sinto, reconheço, visualizo, respiro; eu habito esse lugar. Quanto mais presente e reconhecível se torna esse espaço, mais simples é sustentá-lo.
Por outro lado, quanto mais projetamos a meditação como algo que está acontecendo externamente, ou quando a mente tenta entender a meditação, acabamos nos afastando do campo meditativo. E, então, uma simples distração é capaz de nos retirar deste espaço.
As nossas sensações e o nosso campo sensitivo são muito importantes para que reconheçamos esse espaço e tenhamos a capacidade de sustentá-lo. Ao longo da prática, aprendemos a identificar o que nos permite chegar neste lugar e a preenchê-lo com a nossa presença. Distinga o que você está sentindo e perceba quais dessas sensações são recorrentes.
A partir disso, seu coração se acalma e esse espaço vai ficando cada vez mais presente, mais amigo. Cada vez mais você vai querer estar junto dele e conhecê-lo intimamente. Assim, torna-se cada vez mais fácil entrar em meditação.
Pratique também: Aprenda a Meditação da Cura através do Centro Prânico
Técnicas para sustentar o campo meditativo
Conheça algumas técnicas que podem facilitar a sustentação do espaço meditativo:
Observe seus pensamentos e o que você está sentindo, como se fossem ondas que vão e vêm.
Imagine que há um fio que está ligando-o à terra e ao céu. O espaço é o contorno ao redor da presença.
Respire de forma consciente, controlando as inspirações e exalações. Sinta o ar preencher todo o seu pulmão, desde o abdômen até o peito. Solte o ar trazendo o seu umbigo para dentro.
Entoe mantras. A configuração específica dos sons e vibrações de cada mantra é capaz de direcionar e trazer a mente para o agora.
Foque no ponto entre suas sobrancelhas. O sexto chakra, também conhecido como terceiro olho, tem uma capacidade projetiva e traz foco e concentração.
Com amor,
Medicina da Consciência
Conheça outras experiências da Medicina da Consciência:
Pratique a meditação para mente calma e nervos fortes
Alquimia mental: 8 elementos para reprogramar os pensamentos