Como as empresas podem oferecer benefícios para melhorar a saúde mental dos colaboradores?

Os trabalhadores brasileiros estão cada vez mais demandando projetos e ações concretas de seus empregadores a respeito do cuidado com a qualidade de vida e a saúde mental. É isso que aponta a pesquisa Global Learner Survey, realizada pela Pearson.

De acordo com os números, 61% dos colaboradores acreditam que as companhias precisam expandir a cobertura do benefício do plano de saúde com serviços e atendimentos psicológicos. Além disso, nove em cada dez entrevistados afirmam que as empresas deveriam oferecer dias de férias remuneradas a fim de que o trabalhador possa cuidar do seu bem-estar mental. 

Embora a conscientização sobre a saúde mental tenha aumentado significativamente nos últimos anos, muitas companhias focam apenas nas bordas da mudança, em vez de fazer as diferenças fundamentais que são realmente necessárias para melhorar a saúde mental de seus funcionários. Por outro lado, ainda há muitas organizações que não reconhecem ou não lidam com o impacto que o trabalho tem sobre a saúde mental dos funcionários.


O que nossos corpos e mentes refletem sobre nossos trabalhos


Você já deve ter ouvido falar que a síndrome de Burnout passou a ser considerada uma doença de trabalho pela OMS. Mas apenas saber disso não é suficiente para que trabalhadores e empresas possam ativamente reduzir os fatores que desencadeiam o esgotamento.

Em um panorama tão complexo para o bem-estar da mente, estresse, sobrecarga e desânimo se tornaram colegas de trabalho de muitas pessoas. Hoje, o Brasil é o segundo país do mundo com mais casos da doença, de acordo com a International Stress Management Association.

É comum imaginar que o cansaço pode ser resolvido com algumas folgas ou um período de férias antecipado. Contudo, a sobrecarga segue como parte da rotina do profissional ao retornar ao trabalho. 

Algumas empresas já estão mudando a maneira como olham para os benefícios, incluindo meditação, academias e clubes de leitura com adicionais para o bem-estar dos colaboradores, além dos tradicionais planos de saúde. 

Mas também é preciso se esforçar ativamente para construir uma cultura corporativa que cuide dos aspectos relacionais no ambiente de trabalho, que tenha lideranças empáticas e cargas de trabalho de acordo com a capacidade das equipes. Apenas assim poderemos tirar as metas do papel e, de fato, colaborar para a saúde mental.


Mais conteúdos sobre o universo corporativo: 

Empresas e lideranças regenerativas: como ser mais empático e humano no mundo corporativo?

Meditação: o poder do autocultivo da mente


Abordagens integrativas para o cuidado com os colaboradores


Promover abordagens mais integrativas e sistêmicas para o tratamento, combinando corpo e mente, é o caminho para curar o consciente de forma holística. “Chamamos o paciente de consciente, pois entendemos que lhe cabe um papel ativo no seu processo de tratamento. É preciso assumir a responsabilidade tanto pela sua enfermidade quanto por sua cura”, destaca Simrat, a Dra. Carol Presotto, médica e idealizadora da Medicina da Consciência. 

A Medicina da Consciência defende que a saúde só existe quando há conexão entre o ser humano e as diferentes partes que compõem a unidade do seu sistema harmônico: corpo, mente e alma. Quando algum fio dessa conexão está frouxo ou até mesmo é rompido, a desarmonia aparece e abre-se campo para que a doença se instale. 

As terapias integrativas objetivam ajudar o consciente a desenvolver uma compreensão mais profunda de si mesmo em todos os níveis, o que geralmente pode levar a uma melhor autoestima e autoconsciência. 

Leia também: Como as empresas podem ajudar os colaboradores a serem mais saudáveis?


Demanda por programas de bem-estar psicológico teve um salto entre as empresas


Cultivar a saúde do corpo e da mente é o caminho para uma vida mais equilibrada. Tirar um tempo para cuidar de si, perceber o corpo, a respiração e silenciar a mente dos barulhos, externos e internos, tem sido vital para lidar com rotinas estressantes e cansativas.

Por isso, é crescente a busca por eventos e workshops que integrem práticas meditativas e atividades de bem-estar. A Medicina da Consciência atua há anos neste segmento, contribuindo com sua metodologia diferenciada que combina prática, ciência e sabedoria milenar.

Momentos para o cuidado com a saúde mental ajudam a preservar os times integrados, resilientes e em sinergia, proporcionando qualidade de vida e reduzindo os riscos associados à ansiedade e ao estresse. “Os benefícios são muitos: pessoas mais calmas, motivadas, criativas, produtivas, resilientes, com mais vitalidade, inteligência socioemocional e relações interpessoais saudáveis”, ressalta Simrat.

Oferecemos aulas, palestras, cursos, retiros e vivências in company focados no desenvolvimento de skills de inteligência emocional, criatividade, além de resgate e manutenção do bem-estar mental. São experiências customizadas para as necessidades e realidade da sua empresa. 

Entre os principais temas que abordamos estão: saúde mental, criatividade, cooperação, resiliência, autodesenvolvimento e comunicação consciente. Também atuamos como consultores na criação e desenvolvimento de programas internos sobre terapias integrativas, desenvolvimento pessoal, espiritualidade e qualidade de vida.

Levar a Medicina da Consciência até a sua empresa é a chance de juntos gerarmos ainda mais impacto positivo nos indivíduos, nas relações e no planeta. “Pessoas conscientes transformam. Cuidar do bem mais valioso da sua empresa, o ser humano, é agir para a criação de uma nova era”, sustenta Simrat.


Veja também: 

Saúde e bem-estar para as equipes: como são os eventos corporativos da Medicina da Consciência

Para saber mais, acesse a aba Para Sua Empresa, em nosso site. Consulte-nos também pelo e-mail ola@medicinadaconsciencia.com ou WhatsApp (21) 9 9469-5859.


Com amor,⠀

Medicina da Consciência


Conecte-se com a Medicina da Consciência:

Instagram

LinkedIn

Youtube

Spotify