Três chaves para relaxar a tensão do corpo, da mente e das emoções
Parou para pensar que o peso que sentimos sobre os ombros não é só uma tensão muscular? Precisamos aprender a relaxar não apenas o corpo, mas também a mente e o campo emocional. Não há expansão sem descontração e relaxamento.
A ciência criou tratamentos e erradicou diversas doenças nas últimas décadas, mas agora estamos diante de uma nova epidemia: os desequilíbrios causados pelo estresse e pela necessidade de nos adaptarmos ao ritmo altamente tenso e acelerado da vida moderna.
Muitas disfunções são desencadeadas por fatores psicossomáticos e, para tratá-las, não podemos apenas manejar os sintomas físicos. Afinal, com tanta dissipação da energia, como poderíamos manter o nosso equilíbrio físico, emocional e mental?
Na Medicina da Consciência, lidamos com as tensões de uma forma sistêmica. Entendemos que com a descontração do corpo, da mente do nosso campo emocional, a energia flui livremente e você entra em um estado de receptividade e assimilação.
A paz somente pode ser encontrada dentro de nós e expandida coletivamente
Se desejamos uma vida mais pacífica, devemos primeiro aprender a relaxar e harmonizar nosso corpo, nossa mente e as nossas emoções. Aprenda a relaxar, essa talvez seja uma das mais importantes ferramentas que você pode adquirir para o seu bem-estar.
Para um corpo tenso
Tensões relacionadas aos músculos, ao sistema nervoso e aos desequilíbrios endócrinos.
Chave: Deite-se de forma confortável, sentindo seu corpo totalmente apoiado. Respire de forma lenta e vá relaxando a respiração até que se torne quase imperceptível. Sinta cada parte, começando pelos pés até a cabeça, descontraindo. Renda-se e abra mão do controle sobre o que acontece com você. Para aprofundar a experiência, acesse nosso Spotify e ouça os sons do Gongo.
Para uma mente inquieta
Uma mente ansiosa, preocupada, ruminante e ruidosa gera tensões mentais. De tempos em tempos, esse acúmulo causa um esgotamento, afetando nosso sistema, corpo, comportamento e percepção.
Chave: Ao invés de tratar apenas as manifestações superficiais, precisamos encontrar e cuidar das causas subjacentes. A meditação com o uso de mantra ajuda a mergulhar no subconsciente, liberando e relaxando tensões mentais. Induza um relaxamento focando na escuta, inspire mentalizando Sat (Verdade) e expire mentalizando Naam (Identidade).
Você também pode escrever os seus pensamentos para ajudá-los a se libertarem. Experimente fazer isso enquanto escuta as Frequências de Solfeggio.
Para emoções desconfortáveis
As tensões emocionais decorrem de um descompasso entre o que sentimos e o que compreendemos. Também está relacionada à resistência, não aceitação e não elaboração das emoções.
Entramos em dualidade, sem reconhecer que as emoções são polaridades. Somos pêndulos entre pólos: momentos de amor e de ódio, de felicidade e de infelicidade. O desequilíbrio está quando nos apegamos a um dos lados, sem elaborar aquela emoção.
Chave: É importante nos vulnerabilizarmos. Ao aprender a se abrir, nos tornamos mais capazes de reconhecer o que sentimos e, então, evitar reprimir essas emoções. Libere essa tensão escrevendo o que sente ou conversando com alguém. A escuta também cura!