Retiro pelo Butão e Nepal: saiba mais sobre esta jornada espiritual guiada por Simrat

Em novembro de 2024, realizamos nosso Retiro Dharma. Cada participante foi convidado a percorrer travessias internas enquanto mergulha na experiência dos segredos guardados nos Himalayas, local que sustenta o pulso silencioso da Consciência no planeta. Nos templos e nas montanhas do Butão e do Nepal, tivemos a oportunidade de caminhar através dessas montanhas para uma peregrinação espiritual, sutil e contemplativa, um desbravar de paisagens internas que nos permite despertar e ir além, dentro de nós mesmos.

Juntos caminhamos pelo budismo, pelas tradições milenares, pelo silêncio, pela contemplação, pela natureza e pela sutileza na direção da verdade essencial, removendo os véus que nos afastam do nosso próprio pulso, o Caminho do Dharma.

O retiro foi organizado pela agência OMM Journeys e facilitado por Simrat - Dra. Carol Presotto, fundadora da Medicina da Consciência.

Confira alguns relatos sobre esta jornada espiritual:

Dharma: o Caminhante e o Caminho

E se nos colocarmos abertos e entregues? Esse é um chamado para você caminhar.

Nós somos os caminhantes através da vida, percorremos processos e, por meio deles, nos transformamos e evoluímos. A cada passo dado, criamos o Caminho.

O Caminho é jornada que nos alinha na nossa própria evolução, que nos harmoniza com nós mesmos, com o outro e com o todo, que nos sintoniza ao fluxo harmônico da vida.

E o que acontece quando o Caminhante e o Caminho se encontram? A isso chamamos de Dharma, palavra em sânscrito que remete ao caminho da Verdade elevada.

O Caminhante e o Caminho

Cada passo cria meu caminho
Um caminho sem início nem fim
Construído por experiências
Em que o destino é a consciência,
O mapa é o coração intuitivo,
O desafio são as armadilhas da mente,
O aprendizado é a cura,
A paisagem é a beleza interior.
Fecho os olhos e começo…
— Simrat - Dra. Carol Presotto





O Caminho Diagonal

Um quadrado é a forma geométrica mais estável e estática, representante da matéria. Um quadrado não consegue se mover, está preso em quatro cantos. Mas se traçamos uma linha diagonal num quadrado, este se transforma em dois triângulos harmônicos e equilibrados. Então de uma situação imóvel, temos duas situações criativas e dinâmicas que nos permitem continuar no fluxo da nossa experiência.

Quando olhamos para uma espiral, percebemos que ela é construída a partir de caminhos diagonais. Nossa trajetória, para que aconteça de forma expansiva, precisa cortar os quadrados que nos aprisionam.

Você nunca chegará ao topo de uma montanha se você se mover num quadrado. É através de um caminho diagonal que você chega aos Céus.

É assim também com a nossa energia. Ela se eleva de forma criativa a partir de uma diagonal.

É o que chamamos de energia tântrica ou linha Z, cortando nossos bloqueios mentais que paralisam nossa jornada para criativamente, trazer soluções diagonais a partir da nossa consciência.

Libertarmo-nos das nossas limitações estáticas e fluir através de soluções criativas da nossa alma é caminhar em Dharma.