O caminho para o seu Guru interior: da busca externa à revelação interna

Em uma jornada espiritual, muitas vezes buscamos por um guru - um guia espiritual que nos ilumine e nos conduza pelo caminho da evolução pessoal. No entanto, o que muitas vezes esquecemos é que, em essência, o guru que tanto procuramos pode já estar presente dentro de nós mesmos. Neste conteúdo, vamos abordar a ideia de que o nosso verdadeiro mestre é a nossa própria consciência, e como o Kundalini Yoga pode nos ajudar a reconhecer e honrar essa sabedoria interna.


O que é um guru espiritual?


Gurus são vistos como seres iluminados que possuem o conhecimento e a experiência para nos guiar em nossa jornada de crescimento espiritual. No entanto, essa busca externa muitas vezes nos leva a negligenciar o fato de que todos nós temos um mestre interno, uma voz interior que nos oferece orientação e sabedoria.

No Kundalini Yoga, no início de cada aula, entoamos o Adi Mantra, o mantra primal, Ong Namo Guru Dev Namo: "eu reverencio à sabedoria da Criação, eu reverencio o professor divino em Mim.

A entoação deste mantra nos sintoniza ao fluxo divino, conecta-nos a nossa própria consciência e à Corrente Dourada dos Mestres, a corrente dos mestres que sustentam de forma atemporal os ensinamentos desta tecnologia yóguica, para que sejamos guiados e protegidos durante a experiência. É um chamado para se conectar à sua própria sabedoria divina: o seu mestre interno.



O Guru dentro de mim

Ah, como seria bom uma mão que me levasse pela minha jornada, me mostrasse qual caminho seguir e o que devo ser? Ah como seria bom....

Quantas vezes isso já passou pelos seus pensamentos?

Queremos luz, mas queremos que alguém a acenda para nós.

Gu significa escuridão, Ru luz, Guru é aquilo que me leva da escuridão para luz.

O Guru é o espelho, que mostra quem você é.

O Guru é o reflexo que lhe penetra e desperta o seu autorreconhecimento.

Se você está buscando um Guru, você já está se afastando dele.

O Guru está dentro, é você, é sua Consciência. Está luz não tem filtros. Essa luz não tem limites.

Nesta Nova Era, a questão não é mais achar um Guru, mas auto-despertar-se, é acender a luz interna. Existe uma fórmula pronta? Não, cada um encontrará a sua a partir das experiências. Encontre as experiências e as ferramentas que lhe levam a experiência de se auto-experienciar, de se desbravar e de se autorreconhecer.

Um dos nossos maiores desafios desse período é confiarmos em nós mesmos e termos a coragem de sermos o que Somos. É necessário olhos que olhem para dentro e energia para ligar nossos biomotores internos. Sem bateria a luz não acende, sem prana e vitalidade, não temos força para sermos.

Reconheça que cada passo, cada momento é seu professor. Cada experiência contém uma luz e se você integrá-la, reconhecendo como ela lhe expande, essa luz então é parte de você. E quando é parte de você, não tem mais como separar-se. O Guru é esse conjunto de luzes que vão brilhando dentro e lhe mostrando quem você verdadeiramente É.


Mergulhe no seu verdadeiro lar

Vá mais profundo.

Você só chega lá se ultrapassar as ondas da mente e a turbulência do Ego.

Vá mais profundo

Você só chegar se tiver coragem de passar pela escuridão dos seus medos e apegos.

Vá mais profundo

No fundo deste mar

Está o seu verdadeiro lar.

Vazio

Sem forma

A Luz da Alma.

Na jornada espiritual, muitos ciscam pela beirada, conhecem uma técnica aqui, outra ali e superficialmente vão experimentando sua própria espiritualidade em mínimas doses, saceando a curiosidade da mente que já acha que agora conhece tudo, mas esquecendo-se da experiência da alma.

A experiência da alma requer que você vá profundo, que você continue a afundar, mesmo que sua mente diga que você ficará sem ar, mesmo que sua mente diga que na superfície do mar você pode boiar e curtir a paisagem já tão conhecida.

A experiência da alma requer entrega ao desconhecido e ao desconforto, reconhecendo os desafios e mergulhando profundamente na escuridão. No seu verdadeiro lar só há uma luz, a luz da sua alma. Quando você no seu mergulho profundo a encontra e desperta, você ilumina todo o mar e também toda terra.

Nossa oração hoje é que você mergulhe mais profundo, não queira só conhecer e sim experienciar, que você sustente uma prática espiritual diária e medite, indo cada dia mais um pouquinho para dentro de você. Quando ondas turbulentas chegarem, que você continue. Lembre-se que é justamente neste prática que você vai segurar a onda e encontrar a calmaria. Quando você tiver medo da escuridão do novo, lembre-se que é nesta prática que você acende a luz. Vá mais profundo para dentro de você, reconheça-se, seja a luz da sua alma e brilhe como um farol sobre todos nós, a Nova Era precisa de você em todo seu potencial de luz.


ObservAção


“Neste processo de observar, fui tentando trazer cada vez mais consciência nas minhas escolhas e consequentes ações.

Tornei-me cada vez mais ciente de padrões e tendências e de que muitas das minhas ações visavam particularmente saciar uma aparente necessidade minha.

Percebi que estava na hora de unir aquilo que acreditava, lia e cantava de forma plena e orgânica na minha vida. Estava na hora de não somente almejar a Unidade, mas sê-la. Estava na hora de viver o todo no todo.

E dessa forma, as minhas escolhas também precisavam escolher para o todo e não mais para mim. Porque na verdade elas não eram e nunca foram minhas...

Muitas vezes lemos sobre isso, achamos lindo, mas continuamos escolhendo e agindo de forma individualista: o que eu gosto de comer, o que eu acho bonito, o que é gostoso, o trabalho que é bom para mim...

Se eu sou o todo, como posso escolher somente para mim?

E com esta visão e esta escolha que conscientemente assumi, mudei a forma de me relacionar com tudo e com o todo.

Ser consciente é escolher consciente. Escolher consciente é ter a neutralidade para saber como você a partir desta escolha está participando do Todo.

Convido vocês a estarem presentes e se observarem: como vocês estão participando do Todo? Vocês buscam a Unidade ou a estão sendo? “


Texto escrito por Simrat - Dra. Carol Presotto



Conecte-se com a Medicina da Consciência:


Instagram
LinkedIn
Youtube

Spotify