Respiração do fogo: técnica para aumentar a vitalidade e diminuir o estresse

Precisando de mais vitalidade? Dentro do vasto universo das técnicas meditativas, a "Respiração do Fogo" é uma respiração ativa e vigorosa que ajuda a purificar o corpo, aumentar a energia vital e promover um estado de alerta e foco mental. É uma prática que envolve a contração e expansão rítmica e contínua do abdômen, coordenada com a respiração.

A Respiração do Fogo é idealmente praticada pela manhã, quando o corpo está descansado e a mente mais receptiva. Lembrando que esta prática não é recomendada durante a gestação, pois pode ser muito vigorosa.


Como praticar a Respiração do Fogo

Preparação

Postura: sente-se confortavelmente em uma postura meditativa, mantendo a coluna reta para permitir uma respiração eficiente e um fluxo de energia harmonioso.

Foco do olhar: direcione seu olhar para o terceiro olho, localizado entre as sobrancelhas. Este ponto é considerado um centro de intuição e espiritualidade na tradição iogue.


Execução

Controle da expiração: utilize o ponto do umbigo para controlar ativamente a expiração de forma rítmica e contínua. Mantenha o mesmo intervalo de tempo entre a inspiração e a expiração para manter um fluxo constante.

Contração abdominal: ao expirar, puxe ativamente o ponto do umbigo para dentro, comprimindo o diafragma e os pulmões. Ao soltar o ponto do umbigo, permita que o ar entre de forma passiva nos pulmões.

Duração: pratique a Respiração do Fogo por um período de 3 a 11 minutos. Este tempo permite que você experimente os benefícios da técnica sem forçar o corpo.

Ritmo: o objetivo é manter dois ciclos de respiração por segundo. Este ritmo rápido e constante ajuda a energizar o corpo e a mente.


Finalização

Para finalizar a prática, inspire profundamente por ambas as narinas, mantendo a mão direita relaxada. Retenha o ar por 10 segundos e aplique Mulabandha (contração do assoalho pélvico) antes de expirar suavemente. Após a expiração, permaneça em quietude e continue com uma respiração yogui tranquila por alguns instantes para integrar a experiência e sentir os efeitos revitalizantes da prática.


Quatro passos para voltar ao centro de si mesmo

Um processo meditativo com 4 passos para você voltar ao centro, estimular a presença e reencontrar-se quando tudo parece ter saído do eixo:

Comece sentando-se em uma postura meditativa, alinhando sua coluna e fechando os olhos.

1. Traga o polegar direito para fechar a narina direita, inspire pela narina esquerda e expire pela narina esquerda de forma lenta e profunda. Continue por 4 minutos e depois relaxe a mão direita.

2. Inicie a respiração do fogo. Sua inspiração é passiva e sua expiração é ativa. Quando você expirar, puxe o ponto do umbigo para dentro no mesmo momento. Foque na sua expiração de forma rítmica e contínua. Cada ciclo leva em torno de 2 segundos (para aprender mais, acesse o vídeo acima). Continue por 2 minutos.

3. Ainda na postura sentada, comece a chacoalhar todo o seu corpo, chacoalhe sua coluna e cada parte do seu corpo por 3 minutos.

4. Para finalizar, inspire e eleve seus braços, abrindo todos os dedos das mãos, segure o ar dentro dos pulmões por 15 segundos e expire. Repita mais duas vezes. Pause para absorver a experiência, com os olhos fechados e respirando conscientemente por alguns instantes.

Pratique, conecte-se e centralize-se. Estando em você, sua presença é estimulada e sua alma escutada.

Leia também:
As Quatro Virtudes Cardinais, segundo o Kundalini Yoga
Os oito passos do yoga, segundo Patañjali


CONECTE-SE COM A MEDICINA DA CONSCIÊNCIA:

Instagram

LinkedIn

Youtube

Spotify