Ciência e Espiritualidade: estudo aponta técnicas de meditação do Kundalini Yoga para controlar o TOC

Terapia e medicamentos ganham um forte aliado no tratamento de pessoas com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC): as técnicas de meditação do Kundalini Yoga. É o que aponta um estudo do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em colaboração com a Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Publicado em 2020, na renomada revista acadêmica Frontiers in Psychiatry, o estudo randômico observou que pacientes com grau moderado a grave de TOC tiveram uma redução de até 40% nos sintomas após praticarem cerca de cinco meses de técnicas específicas de meditação do Kundalini Yoga. 

O estudo teve sequência e um grupo de participantes continuou praticando as meditações por um ano. Neste grupo, notou-se uma melhora de 50% nas manifestações do TOC.

O estudo traz luz para uma parcela significativa de pacientes – em torno de 30% – que não têm melhora significativa dos sintomas apenas se tratando com fármacos ou terapias convencionais. A Organização Mundial da Saúde relata que o TOC é um dos dez transtornos mais incapacitantes do mundo, por gerar comprometimentos graves com alto impacto psicossocial, sofrimento acentuado, diminuição da qualidade de vida e custos financeiros substanciais.

Confira: 

Ciência e Espiritualidade: Auto-compaixão e meditação podem gerar melhor saúde mental



O que é o Kundalini Yoga? 

Kundalini Yoga é chamado também de Yoga da consciência. Combina, de forma precisa, respiração, mudras (gestos), mantras, posturas, exercício físico e meditação para alcançar um equilíbrio do sistema glandular, fortalecer o sistema nervoso, purificar o organismo e aumentar a capacidade pulmonar. Assim, gerando um equilíbrio integral de mente, corpo e alma.

Quando falamos de Energia Kundalini, estamos nos referindo ao potencial criativo de todos os seres. Kundalini é a energia que possuímos na coluna vertebral e que percorre o caminho dos sete principais chakras. 

A energia primordial jaz adormecida no Muladhara Chakra. Enquanto descansa, sua força cinética cósmica fica contraída e enrolada em três círculos e meio, como uma serpente. 

O Kundalini Yoga traz em seu cerne o objetivo de fazer com que essa energia seja despertada. Aliado a isso, a meditação e as práticas de despertar da Consciência também colaboram para mobilizar e elevar essa energia. 

O que diferencia o Kundalini Yoga de outras variações e filosofias, é que este é um sistema de Yoga com "tecnologia", que traz resultados tangíveis para sua vida. Através de asanas (posturas), pranayama (técnicas de respiração), mantras, mudras, relaxamento e meditação para despertar todo o seu potencial, a prática visa limpar qualquer dualidade interior, abrindo espaço para a unidade e, assim, permitindo que você possa se ouvir profundamente e reconhecer sua verdadeira essência.

Mergulhe nas práticas meditativas do Kundalini Yoga: 

Meditação Kirtan Kriya: aprenda a quebrar padrões e gerar novos hábitos

Tratamento complementar para TOC com Kundalini Yoga

A meditação do Kundalini Yoga envolve uma diversidade de ferramentas que incluem desde meditações silenciosas até meditações ativas e energizantes, através de respirações conscientes, visualizações, entoação de mantras e conscientização dos chakras. Além da diminuição de determinadas manifestações do TOC, a prática também gera melhora em todos os aspectos da vida dos praticantes, tanto físico quanto emocional e social

O Kundalini Yoga é para todos. Para pessoas de todas as idades, tipos físicos, estilos de vida e rotinas. É um caminho para melhorar suas habilidades e estar mais equilibrado com os desafios dos novos tempos.

Conheça mais lendo o nosso blog e seguindo a Medicina da Consciência nas redes sociais. 

Leia também: 

Como os desequilíbrios emocionais podem elevar o risco de distúrbios físicos

Negar a espiritualidade é negar a sua própria essência


Conecte-se com a Medicina da Consciência:

Instagram
LinkedIn
Youtube

Spotify