Meditação e Yoga: espaços para as crianças sustentarem a presença

Hoje a maioria das crianças realizam muitas atividades, têm muitos estímulos e pouco tempo para simplesmente “ser”. Por isso, a meditação e o Yoga estão sendo recomendados para desenvolvermos, desde cedo, a consciência e a sustentação de presença nas crianças. 

Muitas vezes nos iludimos de que as crianças são imunes ao estresse: na realidade, vivem emoções fortes desde as primeiras experiências sociais. 

Suas “teclas” perceptivas e emocionais são sempre pressionadas; portanto, uma maior consciência de si, do seu corpo e da sua respiração, pode levar a criança a prestar mais atenção ao que faz, a saber parar, acalmar-se, compreender o que precisa, ver o mundo e os outros.

É muito importante cuidar da criança também em seus aspectos psicológicos e internos, por meio da co-construção de ferramentas, que a ajudem a sustentar presença e viver seu cotidiano com serenidade.

As crianças de hoje têm pouco espaço para expressar seu potencial criativo, satisfazer a necessidade de explorar, se maravilhar e fazer descobertas por conta própria. Aqui a meditação e o Yoga representam uma forma de “ viver seu próprio espaço interior”, fugir da rotina diária e do frenesi do nosso tempo e experimentar aquela alegria e serenidade própria da sua idade.

Saiba mais sobre a visão da Medicina da Consciência: 

Os valores que sustentam o que propagamos

Curar é cuidar


As crianças podem fazer meditação?


Se você pensar em meditação – ou seja, uma prática que requer ficar parado, focado em aspectos abstratos e em silêncio por um certo tempo – pode parecer difícil aplicá-la às crianças, imersas em um mundo de concretude e movimento.

No entanto, é absolutamente possível e, de fato, as crianças provam ser muito boas, graças à sua falta de preconceitos e barreiras mentais, muitas vezes presentes de forma significativa nos adultos.

As meditações, que podem ser realizadas em pequenos grupos ou individualmente, transmitem às crianças a importância dos objetivos que pretendem atingir, num ambiente lúdico, alternando com atividades criativas e físicas.

Esta prática ajuda os mais pequenos a encontrarem o seu próprio equilíbrio e uma maior concentração. A meditação oferece às crianças a oportunidade de crescer desenvolvendo plenamente seu potencial

Ao controlar a respiração e focar no momento presente, todos que meditam possuem a capacidade de reduzir a produção de cortisol, o  hormônio do estresse, assim mantendo um estado emocional estável, desarmando a mente reativa e, portanto, favorecendo respostas proativas às situações. Além desses benefícios comprovados cientificamente, existem outros, como o aprimoramento das habilidades criativas e o aumento da autoestima.

A meditação não é uma atividade religiosa, mas um treinamento da mente. Quando acontece que pensamentos e emoções surgiram espontaneamente, distraindo as crianças, pedimos que as observem e os deixem ir como apareceram, sem persegui-los ou focar neles. Desta forma, a atenção consciente  é trazida de volta ao ponto de partida, ou seja, a respiração.

Os benefícios físicos e psicológicos podem ser duradouros, como:

  • Aumento a sensação de calma e relaxamento.

  • Melhora atenção e concentração em geral e na escola.

  • Mais autoconfiança e conexão nos relacionamentos com os outros.

  • Mais entusiasmo e energia na vida cotidiana.

  • Redução do estresse, ansiedade e agressividade.

  • Desenvolvimento da compaixão por si mesmo e pelos outros.

  • Melhora nas habilidades de comunicação.

  • Benefícios relacionados à qualidade do sono.

A ciência comprova isso: um estudo da Universidade da Califórnia mostrou que 80% das crianças que praticaram meditação por 30 minutos, duas vezes por semana durante 8 semanas completas, tiveram melhorias no comportamento e na memória, atenção e desempenho da concentração. 


Como ensinar o que é a presença para as crianças?


As crianças são grandes mestres. Com elas aprendemos o que quer dizer “viver o presente” e sustentar a presença. Crianças são livres, são autênticas, são leves. Para elas, o que importa é o hoje. É no agora que se brinca, que se aprende, que se ama, que se vive.

Para Simrat - Dra. Carol Presotto, autora do livro infantil “A Aventura do Menino Presente”, as crianças precisam ter espaço para sustentar a presença, aprendendo desde cedo a respirar conscientemente e desenvolver suas próprias ferramentas internas para reconhecer o que estão sentindo e equilibrar suas emoções. 

“O livro A Aventura do Menino Presente é uma manifestação do que intenciono para o mundo. É um convite para que crianças e adultos se encontrem com o Presente, transcendendo o tempo e habitando com consciência o Agora”, explica Simrat. 

A prática meditativa ajuda as crianças, desde cedo, a cultivarem as sementes – já presentes nelas – da paz, felicidade, compaixão e empatia, fazendo-as crescer como árvores bem enraizadas, saudáveis e felizes.


Adquira o livro A Aventura do Menino Presente


“A Aventura do Menino Presente” é um sutil conto que nos mostra que existem dois tempos em que a mente atua – o passado e o futuro –, mas só há um único tempo da consciência: o presente. A obra foi escrita por Simrat - Dra. Carol Presotto e conta com as ilustrações de Ana Andreiolo. 

Entre em contato conosco para saber como adquirir o livro! Mande seu e-mail para ola@medicinadaconsciencia. 

livro a aventura do menino presente, escrito por carol presotto simrat

Conecte-se com a Medicina da Consciência:


Instagram
LinkedIn
Youtube

Spotify