Mudras: a conexão na ponta dos dedos
Os mudras são movimentos e gestos criados com as nossas mãos para selar ou conduzir o fluxo de energia e os reflexos para o cérebro. Assim como as letras são combinadas de diversas formas para formar palavras, as posições dos dedos das mãos também dão lugar a uma série de mudras.
A palavra “mudra” tem sua origem no sânscrito e significa selo condutor, atitude ou chave. Cada mudra estabelece uma conexão sutil com efeitos específicos no nosso corpo, mente e campo energético, redirecionando o prana (energia da vida).
Na sabedoria oriental, a nossa mão é compreendida como um completo mapa energético onde existe uma série de pontos que estão relacionados a diferentes áreas do nosso corpo, mente, emoções e comportamentos. Então, como a peça chave de um sistema de telepatia acionado pelas nossas mãos, os mudras transmitem mensagens claras ao nosso sistema de energia mente-corpo-alma.
Principais mudras
Medite com estas chaves para abrir as portas para o seu equilíbrio e bem-estar.
Gyan mudra: selo do conhecimento
Como fazer: junte a ponta do indicador e a ponta do polegar e deixe os demais dedos estendidos relaxados. Dedo indicador está associado à Júpiter, representando expansão. Estimula conhecimento, sabedoria, poder de processamento, tranquilidade e receptividade. Esse é um dos mudras mais usados nas meditações e posturas.
Shuni mudra: para paciência
Como fazer: unir a ponta do dedo médio, que simboliza Saturno, com a ponta do polegar e demais dedos estendidos relaxadamente. Esse mudra está associado à paciência, discernimento, responsabilidade e comprometimento.
Surya mudra: selo do sol
Como fazer: unir a ponta do dedo anular, que representa o Sol ou Urano, com a ponta do polegar. Esse mudra é utilizado sempre que se quer estimular a vitalidade, resiliência e potência. Praticá-lo favorece particularmente à saúde do sistema nervoso, sistema sexual e sistema imune. Também é associado ao poder da intuição e à força de promover mudanças
Buddhi mudra: para clareza mental
Como fazer: coloque a ponta do dedo mínimo na ponta do polegar, deixando os demais dedos estendidos e relaxados. Sua prática favorece a comunicação clara e intuitiva. O dedo mínimo está associado ao planeta Mercúrio cuja característica é a rapidez e poder mental de comunicação.
Mudra para tranquilidade
Como fazer: mantenha os dedos médios e polegares esticados e tocando a ponta dos dedos, dobre os dedos seguintes, formando um coração entre os indicadores e polegares. Coloque em frente ao tórax e medite.
Mudra para boas energias
Como fazer: pratique este mudra na hora de dormir para acordar com boas energias. Dobre o dedo indiciador, pressionando a unha com o polegar . Os demais dedos ficam esticados, com mão direita sobre esquerda em frente ao tórax e medite.
Mudra para acalmar e aliviar preocupações
Como fazer: coloque os dedos médios em contato e a parte lateral das mãos, deixando todos os outros dedos e as palmas afastados. Posicione o mudra em frente ao tórax e medite.
Mudra para autoconfiança
Como fazer: forme um losango entre os polegares e dedos indicadores, flexione os demais dedos que se encostam. Posicione o mudra em frente ao tórax e medite.
Mudras para o coração
Cada mudra estabelece uma conexão sutil com efeitos específicos no nosso corpo, mente e no nosso campo energético. Os mudras manipulam e redirecionam prana a partir das aberturas e bloqueios gerados pelo gesto.
Medite com eles e deixe seu coração guiar a sua jornada:
Mãos no coração: devoção
Uma ligação direta com nosso coração. Através deste mudra conectamos com nossa capacidade de entrega e devoção. Este mudra também acalma e traz acolhimento.
Guruprasad mudra: bênção
Este mudra abre nosso coração e o preenche. No ato de oferecer, está o receber. Com esse gesto oferecemos ao Guru, à Consciência e recebemos o que é necessário para continuarmos nossa jornada de forma elevada. É o mudra da abundância.
Lótus (padma) mudra: abertura
Este mudra inspira pureza e perseverança, acalma a mente e a conecta ao coração, representando a flor de lótus flutuando sobre as águas barrentas do desejo, medo e apego, integra em nós a beleza divina e sagrada da nossa essência.
Pranam (anjali) mudra: harmonia
Existe uma polaridade no corpo entre o lado direito, o pingala, e o lado esquerdo, a ida. Quando você junta as mãos, neutraliza as polaridades positiva e negativa do campo eletromagnético, criando um espaço neutro. A pressão dos polegares no esterno, ativam o nervo vago e ativam as glândulas pineal e pituitária para secretar, criando uma ressonância no cérebro para um estado meditativo. E então a oração vem do coração cheia de paz, amor e compaixão.
Experimente algumas experiências com a Meditação do Sentir:
Pratique a meditação para mente calma e nervos fortes
Aprenda a Meditação da Cura através do Centro Prânico
O que significa cada dedo no mudra?
Nas nossas práticas, relacionamos os dedos das nossas mãos com os planetas e os tattvas (os elementos terra, água, fogo, ar e éter). Através desse conhecimento, podemos acessar essas frequências dos planetas regentes e dos elementos a partir de mudras e meditação.
Conhecer as frequências de cada dedo, traz a possibilidade de acessarmos e modificarmos a circulação de energia, podendo ser uma ferramenta de harmonização e aplicação no nosso dia a dia.
Polegar
O polegar em alguns ensinamentos está relacionado ao planeta Marte, trazendo a ação. No Kundalini Yoga, é o símbolo da energia divina que se elevou acima do ego e do mundo material, representa a consciência universal. Está relacionado ao elemento Fogo.
Indicador
O dedo indicador está relacionado ao planeta Júpiter e ao elemento Ar, carrega a energia do subconsciente e do ego. Sua ativação traz sabedoria intuitiva e expansão.
Dedo médio
O dedo médio está relacionado ao planeta Saturno e ao elemento Éter, carrega a energia da estabilidade, da paciência e resiliência.
Dedo anelar
O dedo anelar está relacionado ao planeta Sol e ao elemento Terra e ressoa com a energia do plexo solar, acessa a energia prânica, a vitalidade e a saúde.
Dedo mínimo
O dedo mínimo está relacionado ao planeta Mercúrio e o elemento Água, está relacionado à comunicação e as nossas relações, podendo trazer harmonia a elas.
Conheça mais conteúdos da Medicina da Consciência:
Breathwork: a terapia da respiração consciente
Alquimia mental: 8 elementos para reprogramar os pensamentos
Com amor,⠀
Medicina da Consciência