Você usa o celular assim que acorda? Entenda como isso atrapalha suas ondas cerebrais

Assim que você acorda, qual é a primeira coisa que faz? Para muitas pessoas, checar o celular é a primeira ação do dia, antes mesmo de levantar da cama. Contudo, um conjunto cada vez maior de evidências científicas vêm mostrando os malefícios desta prática – e, também, a necessidade de se manter um ritual matinal saudável. 

Estamos cada vez mais dependentes dos nossos celulares. Tanto que pode se tornar uma fonte de distração e estresse, devido à dependência. Navegar pelas redes sociais, verificar e-mails ou mandar mensagens logo ao acordar também pode causar alterações cerebrais. 

Uma reportagem da Forbes relaciona uma mudança das ondas cerebrais por conta do uso do celular. Quando acordamos pela manhã, o cérebro muda de ondas Delta, que ocorrem em um estado de sono profundo, para ondas Theta, que acontecem durante uma espécie de estado de devaneio. O cérebro então se move para produzir ondas Alfa quando você está acordado, mas relaxado e não processando muita informação.

Durante este ciclo de despertar, é possível que os indivíduos permaneçam no estado Theta por um período de até 15 minutos – o que lhes permite ter um fluxo livre de ideias sobre os eventos de ontem ou contemplar as atividades do dia que está iniciando. Este tempo pode ser um período de atividade mental muito significativa e criativa.

Entretanto, pegando seu smartphone logo de cara e mergulhando imediatamente no mundo online, você força seu corpo a pular os importantes estágios Theta e Alfa e ir direto do estágio Delta para estar bem acordado e alerta (o também conhecido como estado Beta).

Ao mesmo tempo, ver ou ler algo negativo logo pela manhã pode desencadear sua resposta ao estresse e deixá-lo nervoso pelo resto do dia. Da mesma forma, se você ver e-mails de trabalho não respondidos, poderá se sentir compelido a responder.

Por isso, é importante respeitar o ritmo do seu corpo e da sua mente, aproveitando o momento do despertar para sustentar a sua presença. 

Leia também: O desapego é fruto da integração de duas sabedorias regentes: a incerteza e a impermanência

Por que é benéfico ter rituais matinais e noturnos?

Muitas vezes acordamos de supetão, ao som do despertador, e já seguimos um ritmo pré-estabelecido de atividades até o momento de sair de casa. E, depois de um longo dia, costumamos estar com a mente agitada durante a noite, por conta de todas as tarefas que precisamos lidar, as pendências que restaram e aquilo que desejamos lembrar no dia seguinte. 

Todos os dias, passamos pelo amanhecer e pelo anoitecer. Para o nosso bem-estar e para sustentarmos um espaço de presença, precisamos reconhecer esses ciclos pelos quais estamos passando e estabelecer um ritual para essas transições. O amanhecer é revitalizar a energia. O anoitecer é vir para dentro. 

Adotar alguns pequenos hábitos cotidianos, como um ritual para despertar e adormecer, são preparações que nos permitem ter mais conexão conosco ao longo da nossa jornada. 

São práticas que não apenas proporcionam conforto e segurança, mas também são capazes de nos dar mais concentração, reduzir a ansiedade e elevar a qualidade de vida. 

Dica de ritual para fazer ao acordar

A rotina matinal é mais do que um hábito, é uma forma de firmar a base do seu dia. Essa base vai ajudá-lo a sustentar a sua presença, a navegar com mais calma e se conectar com o seu sentir. Aprenda a habitar sua presença ao longo do dia:

  • Antes de realizar as suas tarefas de modo automático, afirme para você que está acordado e que um novo dia está começando;

  • Feche os olhos e faça cinco ciclos de respiração lenta e profunda;

  • Alongue os braços atrás da cabeça e, depois, gire o tronco lateralmente;

  • Estabeleça um altar interno, intencionando para si qual é o espaço que você deseja habitar neste dia e o que lhe âncora neste espaço.

Adotar um ritual é dar um direcionamento ao seu dia, reconhecendo que se você não o fizer, o automático fará por você. Colha essas ideias e adapte-as para uma rotina própria ao amanhecer. 

Ritual para uma boa noite de sono

Respeitar nosso relógio biológico torna a rotina mais leve e prazerosa. Para isso, precisamos de um bom sono reparador. Ao acordar completamente descansado, você tem mais disposição e vitalidade para executar suas tarefas, organizar o seu dia e sustentar sua presença. 

Estabelecer o seu próprio ritual de higiene do sono é uma forma de autocuidado. Veja algumas recomendações:

  • Antes de deitar, coloque no papel todas as demandas que você precisa resolver e os pensamentos que estão ruminando;

  • Silencie o seu celular;

  • Faça algo relaxante, como preparar um chá de ervas, tomar um banho morno, ouvir a frequência de Solfeggio ou usar a aromaterapia; 

  • Deite-se e faça cinco ciclos de respiração lenta e profunda, subindo o abdômen ao inspirar e baixando-o ao exalar.

Para sentir as mudanças, é preciso constância. Experimente fazer esses rituais por 21 dias! 

Com amor,

Medicina da Consciência 


Saiba mais sobre a visão da Medicina da Consciência: 

Comunicação consciente é a ponte para relações potentes

Negar a espiritualidade é negar a sua própria essência

Conecte-se com a Medicina da Consciência:

Instagram

LinkedIn

Youtube

Spotify