8 passos para ter mais vitalidade
Você sabia que, assim como o tempo, podemos também gerenciar a nossa vitalidade? Muito além de um estado de saúde físico, a vitalidade é a nossa capacidade de sustentar a vida. Vitalidade é ter equilíbrio de corpo, mente e alma.
Os bons hábitos que mantemos são nutritivos para a nossa vitalidade e trazem a possibilidade do nosso sistema se equilibrar diante de doenças, dores, emoções que nos contraem e pensamentos ruminantes.
A vitalidade é a nossa capacidade de expandir, sustentar e circular a energia da vida, é a nosso pílula de saúde e bem-estar mais eficaz. Aproveite o início da semana e estabeleça sua rotina vital.
Passo 1 - Ao acordar
Não pule da cama! Ainda deitado, sem abrir os olhos, respire profundamente e sinta seu corpo e alongue-se. Abra seus olhos e estabeleça seu Soulset para o dia.
Passo 2- Pranayama para acordar
Sente-se e pratique a Respiração do Fogo: Ao expirar, soltando o ar pelo nariz, ativamente puxe o ponto do umbigo para dentro. Já a sua inspiração é passiva. Você fará de forma continua e rítmica por 2 a 3 minutos.
Se for gestante, faça somente respiração lenta e profunda.
Passo 3 - Pratique a postura do Gato e Vaca por 3 minutos
Para praticar: No seu tapetinho, em posição de 4 apoios, inspire na postura 1 e expire na postura 2/3. Sinta o Sinta a onda na sua coluna desde o cóccix até a cervical. Além de uma coluna mais flexível, uma pelve solta e o coração aberto, quando essa postura é praticada diariamente, ela traz vitalidade, renova nosso sistema glandular, move a energia pela coluna.
Passo 4 - Medite
Em silêncio ou com um mantra, sintonize sua mente a um espaço de presença e equilíbrio. Você sabia que cuidar da sua mente é fundamental para sua vitalidade? Pois se você está ansioso, agitado, estressado, a sua mente ativará mecanismos de defesa, liberação de hormônios responsáveis pelo stress. Então medite! Medite! Medite!
Passo 5 - Shot de vitalidade
No Kundalini Yoga, após as práticas do Sadhana Aquariano ou Gurdwara, servimos o Prasad, que simboliza a bênção divina e recompensa pelo nosso esforço e entrega ao nosso ser espiritual. Todos os prasads são inspirações do momento com o que a natureza ofereceu naquele semana, então não tem muitas medidas, mas aqui está uma das receitas que criamos:
1-2 suco de limão espremido.
½ colher de cúrcuma em pó
1 pedaço pequeno de gengibre fresco
1 pitada de canela
1 pitada de pimenta do reino
Bata no liquidificador com 50ml de água
Tome pela manhã
Passo 6 - Nutra-se com vida e flua a energia
Tenha uma dieta baseada em plantas, com vegetais, folhas, frutas, grãos e sementes. Escolha uma prática de exercício diário que mobilize e circule a energia no seu corpo.
Passo 7 - Descubra sua atividade antiestresse
O que você gosta de fazer que lhe relaxa. Pode ser dançar, pintar, escrever, ouvir música. Agora que você já sabe, reserve 15 minutos do seu dia para isso.
8 . Pranayama para dormir
Opção 1 : Inspire em 4 segundos, sustente o pulmão cheio por 6 segundos e expire em 8 segundos. Faça este ciclo por 3 minutos
Opção 2: Sitali pranayama- Enrole a língua em U entre os lábios. Inspire lentamente pela língua e expire lentamente pelo nariz. Pratique por 3 a 5 minutos antes de deitar.
Ao final agradeça ao seu dia e tenha um sono restaurador. Um ser vital dorme bem, cuide do seu sono, ele é fundamental para abastecer sua vitalidade.
Leia também:
8 técnicas para lidar com a ansiedade
Cinco percepções para você se relacionar diferente com o tempo